LocusPsiComenta #002 – Divã Virtual

lpsicomenta2

 

Olá Ouvintes! Hoje no LocusPsi Comenta, Vitor Assis, Marcelina Machado e Hércules Oliveira discutem sobre o lançamento da plataforma Divã Virtual, Psicanálise e a regulamentação do trabalho dos psicólogos.

 

  • (Reportagem) Divã virtual será lançado em Vitória com presença de celebridades e show de axé
  • (Resolução)Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre atendimento online
  • (Nota) – Nota Informativa do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo

E-mail do CRP16:

Prezados e Prezadas

Psicólogos e Psicólogas

 O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES vem a público divulgar a Manifestação de Repúdio produzida pela Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, a saber:

 MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO

 A Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória vem a público repudiar veementemente um tipo de prática perversa, que está sendo veiculada na mídia, nomeada “Divã Virtual”. Uma determinada “entidade”, que se intitula “Associação Brasileira de Psicanálise Clínica”, não só sugere que uma Psicanálise pode ser conduzida através de um tratamento virtual, ou seja, sem a presença real do(a) Psicanalista no dispositivo analítico, como oferece “consultas” como um “novo produto online”. Ora, sabemos que um dos princípios norteadores da condução da cura psicanalítica, pautada pelos ensinamentos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, é a transferência estabelecida com um(a) Psicanalista, que pode ser um(a) qualquer, desde que não seja qualquer um(a). Fundamental e ético que assim seja, porque de outro modo não é possível que um(a) analisando(a) atualize, em função da presença de seu(a) Analista, sua realidade psíquica, suas questões inconscientes e, por consequência, a fonte real de seu sofrimento psíquico. E para que este princípio opere na direção de uma cura, portanto, é necessário a presença do(a) Analista com seu corpo, sua voz e seu olhar. Uma análise não é possível se não for autorizada na e pela transferência.

 A proposta pela “entidade”, desta mercadoria – para nomear como se deve – vendida sob a designação “Divã Virtual”, lugar anônimo onde (falsos/as) Psicanalistas podem credenciar-se mediante o pagamento de 10(dez) mil reais à “entidade” e sem nenhum rigor com o tripé que garante a formação do(a) Psicanalista (análise pessoal, a supervisão e um tratamento permanente de estudo, de formação em uma Escola de Psicanálise) não condiz, em absoluto, com os princípios éticos da formação de um(a) Psicanalista. Ademais, o que fica absolutamente caracterizado por esta prática são seus fins lucrativos, seja pela lógica de adesão dos(as) supostos(as) “Psicanalistas” seja pelo modo como seriam realizadas as “consultas” (que ficaram reduzidas a uma “prestação de serviço), cujo pagamento pode ser realizado como quando se adquire uma mercadoria qualquer, com o cartão de crédito. O valor a ser cobrado depende de quem “atende o cliente” e será dividido com dito “divã virtual”.

 A Psicanálise não é uma mercadoria. Então, se alguém, um grupo, uma associação qualquer assim procede, é porque ignora e/ou despreza profundamente os princípios, os fundamentos da teoria, da clínica, da ética da Psicanálise, ainda que possam estar amparados por meios “legais”. Neste caso, o de que se trata é de encobrir uma prática pervertida sob o manto de uma legalidade antiética.

 Deste modo, nós, Analistas Membros da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, abaixo designados, viemos a público manifestar nosso repúdio a esta prática que contradiz a lógica da Psicanálise substituindo-a por àquela do mercado quando reduz o ser humano a um objeto, ele mesmo, a uma mercadoria.

 Diretório da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (2015 – 2017):

 Direção – Renata Conde Vescovi

Tesouraria – Alcione Penha Vargiu Vasconcellos de Andrade

Secretaria de Publicação –  Darlene Vianna Gaudio Angelo Tronquoy

Secretaria de Cartéis – Vera Lúcia Saleme Colnago

Biblioteca – Maria de Lourdes Andrade

Secretaria de Ensino – Vanda Valle de Figueiredo Ferreira

Secretaria do Passe – José Nazar

Sessão Clínica – Andressa Barreto De Prá


Atenciosamente,

 

V PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO – ES

 

Entre em contato conosco!

LocusPsi: Facebook | Twitter | Instagram

Vitor Assis: Facebook | Twitter | E-mail

Marcelina Machado: Facebook | Twitter | E-mail

Hércules Oliveira: Facebook | Twitter | E-mail

 

 

Para baixar, clique com o botão direito em Download e selecione Salvar como.

Gostou do podcast? Deixe também a sua avaliação no Itunes!

Envie seu e-mail para podcast@locuspsi.com com críticas, sugestões e feedbacks.

O LocusPsiComenta é um podcast de bate-papo onde os integrantes do site LocusPsi discutem entre si um tema atual interessante ou polêmico.